15 de abril - Servo de Deus Matheus Van Herkhuizen.
Petrus Canisius van Herkhuizen, nasceu em Nijmegen, Países Baixos, em 05 de julho de 1915. Membro de uma família muito católica, Matheus ingressou na Congregação dos Agostinianos da Assunção no início da década de 1930, seguindo os passos de dois dos seus irmãos mais velhos, padre Canísio (1910-1972) e irmão Estevão (1912-1986).
Adotando Matheus como nome religioso, foi ordenado sacerdote e 1942, com o sonho de ser missionário no Congo Belga (atual República Democrática do Congo), onde seu irmão Estavão já servia. A Segunda Guerra Mundial impediu que isso se realizasse, e Pe. Matheus ficou em seu país, atuando em diversas ações de ajuda.
Com o fim da guerra, o sacerdote trabalhou junto a militares repatriados em Valkenswaard nos primeiros meses de 1946, antes de ser enviado ao Brasil em maio do mesmo ano. Iniciou sua missão brasileira na cidade de São José do Rio Preto, onde seu irmão, padre Canísio, atuava como sacerdote desde o fim da década anterior. Durante essa primeira jornada no Brasil, que foi até 1953, quando foi enviado finalmente para a África, realizando o antigo sonho de ser missionário ao lado do seu outro irmão. Com a guerra de independência, a missão assuncionista no Congo Belga foi encerrada em 1960.
Em 1962, Padre Matheus voltou ao Brasil, desta vez para a cidade Espírito Santo do Pinhal (SP). Marcou a vida da população local por seu jeito caridoso e humilde, sempre preocupado em ajudar as famílias, os doentes e os casais em crise. Também se preocupou com a educação formal e cristã dos jovens, por isso batalhou para a formalização do ensino no seminário e participou ativamente do Movimento de Cursilhos de Cristandade.
Em 15 de abril de 1973, Padre Matheus sofreu um infarto fulminante. Seu velório reuniu milhares de pessoas durante dois dias na igreja matriz.
Sua causa de beatificação foi autorizada em 2019.
Fonte: Santoral Virtual - O Santo do Dia
Por: Diocese São João em: 25-04-2024 às 19:36:34