• São João da Boa Vista SP

• mitrasjbv@diocesesaojoao.org.br

• (19)3631-3177

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Dia 22 de Março Sexta Feira, é Dia Mundial da Água como a Pastoral da Ecologia nos alertou neste final de semana em nossa Paróquia Nossa Senhora da Luz - Mogi Guaçu - SP vivemos um momento dramático onde uma crise Hídrica já está posta e pode se aprofundar ainda mais. O nosso País por assim dizer é rico neste recurso natural, porém perto de anos atrás nossos Rios estão muitos mais poluídos e muitos literalmente foram condenados pelo nossa maneira de viver onde nos achamos os donos e super-poderosos detentores da Casa Comum com todos os seus recursos.
Mas o que temos descoberto a duras penas e muito calor é que os efeitos do Aquecimento Global estão aí a nossa porta, batendo marcas aqui em nosso interior de São Paulo de recordes de ondas intermináveis de mais de 38 a 42 graus com sensação térmica de 50 graus. Como disse Antônio Gutierrez já deixamos a linha do aquecimento Global para entrarmos no seara da "Fritura Global" . Pequenos gestos de cuidados com nossa água desde reciclar o óleo de cozinha a reutilizar a água da máquina , não lavar calçada e aumentar o tempo para lavar os veículos, podem ser pequenas parcelas de mobilização e de conversão de mentalidade para cuidarmos bem da nossa irmã água pura e cristalina que nosso Deus nos deu, para que responsavelmente fosse zelada por cada um de nós.
Porém não sejamos ingênuos o consumo das casas, ou seja o uso doméstico consome apenas 30% do nosso recurso hídrico. 70% é utilizado na indústria e principalmente pela agricultura. O agro é Pop, o agro tudo, o agro (aquele mais atrasado e menos atualizado) é tóxico e nefastamente responsável por um grande desperdício deste recurso. Esse São aqueles que tem a Mentalidade reacionária de Amazônia dos anos de chumbo e todo recurso hídrico é nosso e tem que ser explorado e utilizado sem freios e contrapesos. É os mesmos que não entendem que a Floresta Amazônica num verdadeiro caminho de soberania ela e todas as árvores de Pé e por consequência o recurso das chuvas que está regulam, são um ativo e não um passivo a ser devastado. Devemos sim cuidar de nosso quintal, mas também devemos, lutar por políticas publicas que incentivem não só o Agro-Ecológico moderno e por isso Ecológico que luta pelo desenvolvimento sustentável, bem como pela Agricultura Familiar que além de preservarem mais são eles que alimentam o nosso pais com suas culturas mais sustentáveis e também menos agressivas ao meio ambiente. Por isso somos a favor de que cada vez mais o saneamento básico chegue a toda a nossa população. Hoje mais de 100 milhões de família não tem esgoto tratado ou seja,47,6% da nossa população, é um dado no mínimo alarmante e catastrófico sabendo que as regiões Sul e Sudeste tem melhores índices, enquanto, Norte e Nordeste tem uma situação no mínimo desumana e desafiadora a ser superada. Concomitantemente somos terminantemente contra o Pacote Do Veneno, PAC que tramita no Congresso Nacional, porque além de nos envenenar freando os controles hoje existentes a agrotóxicos e quantidades que fazem mau a saúde humana, também será um forte poluidor de nossas águas. Assim duplamente seremos envenenados para que se produza mais em menos tempo com mais lucros... Como dia Bores Casói Lamentável.
Mas como não perdemos a esperança e não deixamos que ninguém a roube de nós, mesmo diante de uma fortíssima bancada ruralista do congresso, unida a da Bíblia e da Bomba, queremos sonhar e acreditar que a sensatez dos nossos governantes em todos os âmbitos possam descobrir o caminho do cuidado pleno de nossos recursos naturais que são escassos e limitados, inclusive da irmã água, para que hoje e, também para as gerações futuras tenhamos chance de viver num planeta melhor... Nosso corpo é 70% água... No batismo aprendemos o valor das águas de misericórdia que nos transformaram em filhos de Deus e todos irmãos e irmãs.... Conseguimos passar muito mas tempo com fome do que com sede... Portanto cuidar da água como nossa irmã e como aquela que nos dá vida e vida em plenitude contra toda cultura da morte, da dominação e da destruição é para nós cristãos e seres humanos contemporâneos um imperativo ético irrenunciável. E assim como nosso Poeta Guilherme Arantes uns dos nossos artistas do nosso cancioneiro nacional, poderemos a continuar cantando poeticamente por muito tempo... "Terra Planeta Água"
ASSIM SEJA!
Por: Diocese São João em: 26-03-2024 às 10:49:08