• São João da Boa Vista SP

  • mitrasjbv@diocesesaojoao.org.br

  • (19)3631-3177

Intenção do papa para o mês de Julho

Rezemos para que aprendamos cada vez mais a discernir, a saber escolher caminhos de vida e a rejeitar tudo o que nos distancie de Cristo e do Evangelho.

Oração mensal

Espírito Santo, luz do nosso entendimento, sopro e suavidade nas nossas decisões, concede-me a graça de escutar atentamente a tua voz para discernir os caminhos secretos do meu coração, a fim de compreender o que realmente é importante para ti e libertar o meu coração dos seus sofrimentos. Peço-te a graça de aprender a parar para tomar consciência da minha maneira de agir, dos sentimentos que habitam em mim, dos pensamentos que me invadem e que, muitas vezes, não percebo. Desejo que as minhas escolhas me conduzam à alegria do Evangelho. Mesmo que tenha de passar por momentos de dúvida e cansaço, mesmo que tenha de lutar, refletir, procurar e recomeçar... Porque, no fim do caminho, A tua consolação é o fruto da boa decisão. Concede-me conhecer melhor o que me move, para rejeitar o que me afasta de Cristo, e amá-lo e servi-lo mais. Amém.


Oração de oferecimento

Pai de bondade, eu sei que estás comigo. Aqui estou neste dia. Coloca mais uma vez o meu coração junto ao Coração do teu Filho Jesus, que se entrega por mim e que vem a mim na Eucaristia. Que o teu Espírito Santo me faça seu amigo e apóstolo, disponível para a sua missão de compaixão. Coloco nas tuas mãos as minhas alegrias e esperanças, os meus trabalhos e sofrimentos, tudo o que sou e tenho, em comunhão com meus irmãos e irmãs desta rede mundial de oração. Com Maria, ofereço-Te o meu dia pela missão da Igreja e pelas intenções de oração do Papa e do meu Bispo para este mês. Amém.

Atitudes para a vida cotidiana

Aprender a discernir
 "Para aprender a viver, é preciso aprender a amar, e para isso é necessário discernir... Um bom discernimento também requer o conhecimento de si mesmo. Muitas vezes não sabemos discernir porque não nos conhecemos suficientemente bem, e assim não sabemos realmente o que queremos." (Papa Francisco). Dedicas tempo a entrar no teu coração, no silêncio da oração, para discernir as tuas decisões? Permanece atento ao Espírito do Senhor para descobrir os teus desejos mais profundos e tomar decisões que te deem vida.

Sentir e distinguir as próprias emoções 

 "O exame de consciência ajuda muito… o que ocorreu hoje? O que aconteceu? O que me fez reagir? O que me entristeceu? O que me alegrou? O que foi desagradável e se pratiquei algum mal aos outros? Trata-se de ver o percurso dos sentimentos, das atrações do meu coração durante o dia." (Papa Francisco). Faz algumas pausas ao longo do teu dia para que caias na conta do que está a acontecer no teu coração, para descobrir o que te entristece e o que te alegra, que emoções surgem com aquilo que vais vivendo. O Senhor fala contigo através das emoções. Escuta a sua voz para decidir de acordo com as emoções que te levam à vida.

Reconhecer os movimentos interiores 

"É importante conhecer-se, conhecer as senhas do nosso coração, aquilo a que somos mais sensíveis, para nos protegermos de quem se apresenta com palavras persuasivas para nos manipular, mas também para reconhecer o que é realmente importante para nós, distinguindo-o das modas do momento ou de slogans vistosos e superficiais." (Papa Francisco).  

O que é importante para ti? Isso está alinhado com o que Deus sonha para a tua vida? Deixa ressoar a pergunta de Francisco: "Sou livre ou deixo-me levar pelos sentimentos do momento, pelas provocações do momento?"

Acolher o que me abre à vida

 "É fundamental ganhar o bom hábito de reler com calma o que acontece no nosso dia, aprendendo a observar nas avaliações e escolhas aquilo a que damos mais importância, o que procuramos e porquê, e o que afinal encontramos. Aprendendo sobretudo a reconhecer o que sacia o meu coração." (Papa Francisco). A alegria é o fruto das tuas decisões? Tens o hábito de rever o teu dia? Isto ajudar-te-á a compreender melhor para onde estás a ir e o que deves escolher para chegar à Vida que Jesus deseja para ti e para aqueles que estão ao teu lado.

Rejeitar o que me conduz à morte

"A tentação não sugere necessariamente coisas más, mas muitas vezes coisas desordenadas, apresentadas com importância excessiva. Deste modo, hipnotiza-nos com a atratividade que tais coisas suscitam em nós, coisas bonitas, mas ilusórias, que não podem cumprir o que prometem e assim no final deixam-nos uma sensação de vazio e de tristeza." (Papa Francisco). Procura alguém que te possa ensinar a discernir, um guia ou uma comunidade, para descodificar aquela senha secreta do teu coração que se manifesta de várias maneiras. Como tomas decisões? Por onde é que as tuas escolhas te levam? Pelos seus frutos os conhecereis.

Fonte: https://clicktopray.org/monthly

Por: Diocese São João em: 01-07-2025 às 15:53:18

Thumb

Thumb