• São João da Boa Vista SP

  • mitrasjbv@diocesesaojoao.org.br

  • (19)3631-3177

49ª Marcha da Fé em Tambaú: Um Testemunho de Esperança e Devoção ao Beato Donizetti

No último domingo, 22 de junho de 2025, a cidade de Tambaú foi o local de um dos mais emocionantes e tradicionais eventos de devoção cristã do Brasil: a 49ª edição da Marcha da Fé, realizada em honra ao Beato Donizetti Tavares de Lima. Com o tema “Peregrinos de Esperança”, o evento reforçou o profundo laço de fé que une gerações há mais de 70 anos em torno do legado do sacerdote que marcou a história da cidade e da região com amor, caridade e acolhimento.

Uma caminhada de fé, memória e esperança
A jornada teve início com uma procissão emocionante, que partiu do Santuário Nossa Senhora Aparecida do Beato Donizetti. Milhares de devotos caminharam pelas ruas da cidade em oração e louvor, passando por locais simbólicos que evidenciam a dedicação do Beato às obras de caridade, como o Lar São Vicente de Paulo e a Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família de Tambaú. Essas instituições ainda hoje são importantes pilares de apoio às crianças, mães e necessitados, perpetuando o amor e o cuidado tão presentes na vida e nos ensinamentos do Beato Donizetti.
Ao longo do percurso, os peregrinos foram conduzidos em momentos de animação e intensa espiritualidade pelo padre Mário Donizete Adorno, que animou a caminhada em cima de um trio elétrico com orações, reflexões e cânticos de louvor.

A participação de Bruno, símbolo da intercessão do Beato
Importante destacar a presença de Bruno, um testemunho vivo do poder de intercessão do Beato Donizetti. Bruno nasceu com os pés arqueados e não conseguia apoiar a planta no chão. Sua mãe, Margarete Rosilene Arruda de Oliveira, contou que implorou ao Padre Donizetti pela cura do filho. Após um tempo, Bruno surpreendeu a família ao começar a ficar de pé e a apoiar os pés no chão. A cura foi reconhecida pelo Vaticano como um milagre, abrindo caminho para a beatificação do Padre Donizetti, que ocorreu em Tambaú em 23 de novembro de 2019.

A celebração campal e sua mensagem espiritual
O ponto alto do evento foi a Missa Campal, celebrada em frente ao Cemitério Municipal de Tambaú. A cerimônia foi presidida por Dom Eugênio Barbosa Martins, sss, bispo da Diocese de São João da Boa Vista, que declarou no início da celebração:
| "Somos a família do Senhor, peregrinos de esperança, neste ano jubilar celebrando 2025 anos do nascimento de Jesus, razão principal por estarmos aqui. É o Senhor que nos chama a ser verdadeiros irmãos e irmãs, e foi Ele quem suscitou no Beato Donizetti um sacerdote tão coerente e verdadeiro, que continua a marcar nossas vidas mesmo após tantos anos. Estamos aqui seguindo esse modelo de seguimento de Jesus, com o beato Donizetti o apóstolo da acolhida.”
Concelebraram sacerdotes diocesanos e convidados, além de uma expressiva participação de diáconos permanentes, seminaristas e religioso(a)s. Enquanto o fiéis aguardavam chegada dos peregrinos da caminhada para iniciar missa, os momentos de oração e louvor foram conduzidos pelo vice-reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida, padre Agnaldo José e a equipe de animação, com todo o apoio e a coordenação do evento organizado pelo reitor do Santuário, padre Paulo Sérgio de Souza.

Presença de autoridades civis e eclesiásticas
A Marcha da Fé deste ano reafirmou sua importância cultural e religiosa ao atrair um grande número de autoridades civis, religiosas e militares, além de representantes políticos e membros da imprensa regional e nacional. Entre os presentes estavam o prefeito de Tambaú, Leonardo Spiga Real, a vice-prefeita Claudia Contiero, a presidente da Câmara Municipal, Natália Ferreira, e diversos deputados estaduais e federais, como Jonas Donizetti, Carlos Sampaio, Saulo Pedroso, Barros Munhoz e Delegado Olin. Prefeitos de cidades vizinhas, como Fernando Stocco (Santa Cruz das Palmeiras) e Donizetti Vilela (Cássia/MG, cidade onde nasceu o Pe. Donizetti), também prestigiaram o evento, acompanhados de seus respectivos vices e outras lideranças.

Uma tradição de mais de 70 anos que segue inspirando gerações
Criada em 1976, a Marcha da Fé de Tambaú é um reflexo da inabalável devoção ao Beato Donizetti e ao legado que ele deixou em vida. Há mais de sete décadas, a figura do sacerdote continua a inspirar atos de caridade e renovar a fé de milhares de peregrinos que, ano após ano, transformam a cidade em um verdadeiro santuário a céu aberto.
Ao final da caminhada, os participantes foram agraciados pela tradicional “chuva de pétalas de rosas”, o gesto recorda a primeira realizada em 30 de maio de 1955, quando o sacerdote proferiu sua última bênção pública.
Hoje, o evento é reconhecido como um dos mais importantes encontros de fé do país, promovendo a espiritualidade e perpetuando o exemplo do Beato Donizetti como modelo claro de seguimento a Cristo.

Que essa chama de fé continue a iluminar corações e caminhos
A Diocese de São João da Boa Vista expressa profunda gratidão a todos os fiéis, voluntários e colaboradores que, com sua presença e empenho, fizeram desta edição um sucesso memorável.

Fotos: Angelo Faria e Paróquia Nossa Senhora das Dores de Itobi - verifique no Instagram e Facebook
Texto: Eduardo Cunha – Assessoria de Comunicação, Diocese de São João da Boa Vista (SP)
Por: Diocese São João em: 23-06-2025 às 16:14:45

Thumb