São João da Boa Vista (SP) — A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou oficialmente a Campanha da Fraternidade 2025 com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema bíblico “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). A proposta da campanha deste ano está profundamente conectada aos desafios socioambientais do tempo presente e se inspira em marcos significativos como os 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, os 10 anos da encíclica Laudato Si', do Papa Francisco, e a próxima COP 30, que acontecerá em Belém (PA), na Amazônia brasileira.
Em carta pastoral dirigida aos fiéis, Dom Eugênio Barbosa Martins, sss, bispo diocesano, reforçou a urgência de uma conversão ecológica integral, chamando todas as comunidades religiosas, novas comunidades e paróquias a se engajarem ativamente na proposta da campanha, especialmente por meio da Coleta da Solidariedade, gesto concreto da vivência quaresmal.
A Coleta da Solidariedade acontecerá durante as Missas dos dias 12 e 13 de abril, no final de semana de Ramos. Todo o valor arrecadado será destinado ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e à Cáritas Diocesana, que investem em projetos sociais e pastorais voltados à justiça, à solidariedade e ao cuidado com a criação, beneficiando especialmente os mais necessitados da Igreja local.
Dom Eugênio também orientou que:
-
As casas religiosas e novas comunidades enviem o valor integral da coleta diretamente à Cúria Diocesana por meio do Pix: financeiro@diocesesaojoao.org.br.
-
As paróquias devem efetuar o envio através de boleto bancário emitido pela própria Cúria.
“Que Jesus, Crucificado - Ressuscitado por nós, nos conceda a sua bênção, paz e alegria”, finalizou o bispo em sua mensagem, que reforça o espírito de comunhão, solidariedade e responsabilidade ecológica proposto pela Campanha da Fraternidade 2025.
Por: Diocese São João em: 11-04-2025 às 12:22:14

